Nos dias 3 e 4 de Junho de 2016 realizou-se o 3º Congresso Nacional da ACEPS

LOGO HORIZONTALO 3º Congresso Nacional da Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúde realizou-se nos dias 3 e 4 de Junho de 2016, no Auditório do Hospital da CUF, no Porto, subordinado ao tema Cidadania em Saúde: Barómetro Social e Humano. Enfermagem: Conhecimento, Ação e Transformação.

 

Contou com a presença de mais de uma centena de Enfermeiros, outros Profissionais de Saúde e representantes da Igreja Católica, entre os quais, D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto e Monsenhor Vitor Feytor Pinto, assistente nacional da ACEPS, bem como assistentes das regiões.

O Congresso foi pautado por conferências e painéis científicos das mais diversas áreas e a divulgação de estudos de investigação realizados por profissionais ligados à área da saúde e apresentados sob a forma de comunicação oral ou poster.

Foram abordadas as formas de promover os direitos humanos, em Enfermagem, nas suas múltiplas dimensões, ou seja, na prática clínica, na gestão de serviços de saúde, na formação e na investigação, assumindo-se o congresso como uma ocasião privilegiada para o debate e reflexão acerca da cidadania, do agir ético, da espiritualidade no contexto da saúde e de intercâmbio de experiências.

O Congresso correspondeu às expectativas da organização, tendo a avaliação final dos seus participantes evidenciado a satisfação global de 84,3%.

 

2º dia  Coimbra no Porto  auditório 2º dia 
     
 Dr. Luís  encerramento  margarida
     
1mesa sábado Lucília Nunes Encerramento e prémios
     
encerramento 2 DSCN0268 DSCN0272
     
Abertura Diretora CUF enviar Beatriz 1º
     
DSCN0290 DSCN0291 jantar lucíli a
     
DSCN0294 DSCN0296 jantar 1 2

 

PRÉMIO ENFERMEIRA EMÍLIA MARIA DA COSTA MACEDO

Durante o 3º Congresso, decorreu a entrega da 2ª edição do prémio Enfermeira Emília Maria da Costa Macedo, atribuído, em ex-aequo, aos seguintes trabalhos de investigação:

MARIA INÊS STIWELL, FUNDADORA DA ASSOCIAÇÃO CATÓLICA DE ENFERMEIROS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE – ACEPS (1914-2001)”.
Autor: Carlos Subtil - Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa - Porto.

ENQUADRAMENTO DOS CUIDADOS DE SAÚDE A IDOSOS EM CONTEXTO RURAL”.
Autores: Emília Sarmento e Daniel Serrão, do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa - Porto; Maria Monteiro, da Escola Superior de Enfermagem de Vila Real, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.